quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

VALOR DA EDUCAÇÃO

 Estamos vivendo um momento de profunda reflexão em relação ao real valor do processo educacional de nosso país. 
Percebemos que muitas instituições se preocupam com números, resultados imediatos, porém o objetivo principal é deixado de lado, ou seja, a formação de indivíduos dignos, honestos, justos e com uma bagagem interessante de conhecimento. E foi proposital a colocação do conhecimento interessante em último lugar.
Observamos nos noticiários que personalidades públicas e/ou filhos destes matam, se drogam, mentem, estupram, segregam e alguns falam que a situação não é tão grave.
Onde podemos identificar ou em que momento podemos identificar que o processo de formação deste ou daquele jovem, senhor, senhora, enfim foi equivocado?
Acredito que o início é a formação de nosso professores. Ela é falha, medíocre e superficial.
Qual profissional de licenciatura consegue identificar as várias metodologias que devem ser trabalhadas com uma determinada população?
Na verdade sabem que devem falar de "Força e trabalho", de "Estequiometria", da "Reprodução dos anelídeos", da "Oração Subordinada", do "Cateto oposto", mas pouco sabem sobre a necessidade real que a sociedade intensamente clama, que a formação integral dos cidadãos. Que a família solicita de ajuda, pois não consegue mais educar, pois não tem tempo disponível.
Que quadro complexo.
Temos o aluno X escola X família X valores X formação X professor X Universidade. . .
Realmente, necessitamos de mudanças imediatas no processo de formação de nossos professores, transformando-os em "Reais Educadores".

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