quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O SONO REVELADOR

Em determinado período de nossa história, aproximadamente no ano 1710, um mago fez um professor ingerir uma poção mágica, levando-o ao sono profundo.
Durmiu por 300 anos.
Nesta semana ele acordou e alguns cientistas, sabendo do ocorrido, monitoravam constantemente este profissional da educação do século 18.
Colocaram alguns eletrodos em seu coração e perceberam que os batimentos estavam extremamente acelerados.
Ele caminhava por ruas, andava em carros, ônibus, trens, entrava em lojas, cinemas, teatros e seus batimentos sempre acelerados. Demonstrava medo e não euforia. Angustia e não perplexidade.
Levaram o educador aos locais mais comuns de nossa época, porém assustadores para um ser humano de três séculos passados.
E ele constantemente monitorado. Seus batimentos sempre acelerados.
Porém algo trouxe uma reflexão aos cientistas.
Quando todos chegaram a um colégio normal da região, os batimentos do professor diminuiram, seu semblante melhorou e um sorriso apareceu em seu rosto.
O professor falou: "Ahhh!!! Que bom!!! Finalmente um lugar conhecido e igual ao de minha região"
Todos os cientistas se comunicaram com o olhar e posteriormente levaram as descobertas aos influentes educadores das Universidades envolvidas no projeto.
A principal conclusão foi: "O modelo educacional que vivemos não mudou, as ações são as mesmas e as propostas são pobres. Temos que renovar, remodelar e reestruturar o processo educacional urgentemente, porque caso contrário o homem de hoje nada fará para modificar o caos que existe e se amplia através dos séculos."
Será que este texto pode ser considerado possível ou ainda acreditamos que o modelo educacional brasileiro é moderno e acompanha o desenvolvimento tecnológico, cultural, cognitivo de todos que nos rodeiam?
Vamos pensar, mas também vamos agir.
A sala de aula e os profissionais de educação necessitam urgentemente de novas metodologias e novas propostas. E a Universidade necessita solicitar essas mudanças. Esta é uma situação que deve vir do todo para chegar às unidades.

Crédito: O texto é uma adaptação de uma reflexão retirada da internet, feita por um escritor anônimo e indicada pela Professora Jurema (Coordenadora Pedagógica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário