terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais


Um pobre e esplêndido poeta, o mais atroz dos desesperados, escreveu esta profecia:
” Ao amanhecer, armados de uma ardente paciência, entraremos nas esplêndidas cidades “.Eu creio nesta profecia de Rimbaud... Sempre tive confiança no homem. Não perdi jamais a esperança. Por isso talvez cheguei até aqui com a minha poesia, e também com a minha bandeira. Em conclusão, devo dizer aos homens de boa  vontade, aos trabalhadores, aos poetas, que todo o porvir foi expresso nessa frase de Rimbaud: só com uma ardente paciência conquistaremos a esplêndida cidade que dará luz, justiça e dignidade a todos os homens. Assim a poesia não terá cantado em vão.


(Pablo Neruda, Do “Discurso del Premio Nobel)


O conceito de necessidade educacional específica considera que as crianças e jovens precisam de uma educação especial quando tem alguma dificuldade de aprendizagem que exija uma medida educacional específica (intervenção e avaliação). Quando se afirma que um aluno apresenta necessidades educacionais específicas, na maioria das vezes o que se está querendo dizer é que ele apresenta algum problema de aprendizagem ao longo de sua escolarização que exige um atendimento mais específico e mais recursos educacionais do que os necessários para colegas de sua idade.
Realizar intervenções e avaliações diferenciadas é respeitar o que o educando pode lhe oferecer como saber naquele momento. Não é “dar chance”. É desmistificar e ressignificar o conceito de avaliação e acreditar em pessoas com tempo e processo de aprender diferente. É estar ciente de que cada vez mais, a heterogeneidade está a cada dia mais presente em nossa escola.

Samanta Cunha de Farias
Psicóloga  e Psicopedagoga 
Diretora Pedagógica do Centro Educacional Tellus

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