segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bichinho que irrita

Todos os agrupamentos infantis geram alguns inconvenientes que devemos ficar atentos, como gripes, viroses, piolhos e outros.
Mas esta postagem será direcionada aos piolhos, seres vivos irritantes, que nos incomodam excessivamente.
Abaixo algumas informações específicas:
Piolho é o nome geral dado aos insetos da ordem Phthiraptera (do grego phthirus=achatado; a=sem; ptera=asas), que contém mais de 3000 espécies. Estes insectos não têm asas e são parasitas externos.
Os piolhos habitam o cabelo ou pelagem do hospedeiro, onde se alimentam de sangue, resíduos da epiderme ou de penas e secrecções sebáceas. Cada espécie tem uma relação exclusiva com um determinado tipo de hospedeiro, o que significa que, por exemplo, um piolho de ave não afeta humanos e vice-versa. Esta característica torna os piolhos muito dependentes do sucesso da espécie do hospedeiro. Calcula-se que tenham desaparecido três espécies de iscnocerídeos quando os últimos 20 condores da Califórnia foram trazidos para cativeiro e desinfestados.
Os piolhos têm entre 0,5 e 8 mm de comprimento, corpo achatado e garras que lhes permitem a fixação ao hospedeiro. Os ovos do piolho, ou lêndeas, são esbranquiçados e postos na pelagem ou penas dos hospedeiros. Em humanos, a infestação por piolhos é denominada pediculose.

Algumas receitas contra os piolhos:

INFORMAMOS QUE A CONSULTA MÉDICA DEVE OCORRER ANTES DE QUALQUER MEDIDA.


- Misture vinagre morno a um condicionador. Quando aplicado e abafado por meia hora, o vinagre dissolve a camada que envolve o ovo, impedindo a fixação da lêndea no fio de cabelo. Passe o pente fino em seguida e retire piolhos, larvas e ovos o melhor possível.

- Ao eliminá-los, não jogue-os em qualquer lugar. Para ter certeza de que morreram, deixe-os imersos em uma bacia com vinagre, por, no mínimo 30 segundos.

- A lavagem, o vinagre e o pente fino devem ser feitos todos os dias, durante vários dias. Mesmo se você achar que já acabou com a infestação, deve continuar examinando os cabelos de seu filho uma vez por semana.

- Ferva ou enxágüe com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação, e depois passe tudo com ferro bem quente.

- Limpe bem o pente usado para retirar os piolhos, e deixe-o separado das demais pessoas da casa.

- Por ser uma infestação que se espalha rapidamente, o ideal é que a criança infestada seja afastada da creche ou escola até que não haja mais nenhum bichinho ou ovo em sua cabeça.
-X-X-X-X-X-X--X-

MATERIAIS

Uma colher de sal de cozinha.
Um copo de água pura.
Uma gota de vinagre.
Algodão.
Um pano branco.
Um pente fino.

MODO DE FAZER

Misture o sal na água e deixe descansar por trinta minutos. No pano branco, pingar uma gota de vinagre. Aplique a salmoura na cabeça da criança com a ajuda do algodão, passando inclusive no couro cabeludo. Feito isso amarre o pano branco na cabeça da criança e deixe durante duas horas. Mas atenção, porque durante este período é bom que a criança não tome sol.

MODO DE USAR

Depois de duas horas, pode tirar o pano e estendê-lo no chão. Passar o pente fino na cabeça da criança de modo que o que cair caia em cima do pano e possa depois ser despachado em água corrente. Depois disso, lavar a cabeça do modo como costuma fazer diariamente. Repetir todos os dias até que acabe completamente com a praga.

FONTES:
http://www.bolsademulher.com/forum/familia/f42/10069/
http://www.arteblog.net/variedades/receita-para-eliminar-piolho/
http://www.outramedicina.com/32/truques-caseiros-para-eliminar-os-piolhos
http://books.dreambook.com/plantas/receitas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário