quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Formando hábitos saudáveis de estudo

Muitos são os estudantes que não têm utilizado maneiras corretas na execução de tarefas e estudo de conteúdos, de modo que o rendimento escolar apresenta-se abaixo do desejado.

 
Tenho notado que este procedimento ocorre muitas vezes não por incapacidade do aluno, mas pela falta de administração e mau aproveitamento do tempo de que dispõe.
Por isso, a título de orientação e colaboração nesta difícil tarefa, sugiro algumas alternativas as quais acredito que possam ajudar o aluno a alcançar melhores resultados:

· Orientar seu filho, valorizando a educação como algo essencial ao ser humano. Isto pode ser feito através de incentivos e valorização das tarefas escolares.
· Participar com seu filho, na medida do possível, do processo ensino-aprendizagem.
· Preservar e desenvolver a auto-estima da criança, pois ela necessita de segurança e autoconfiança. Por isso é bom que se reforce sempre os seus aspectos positivos, enfraquecendo os negativos.
· Acompanhar as tarefas e estudo da criança, verificando e ajudando na sua organização, tanto de material como de raciocínio lógico e predisposição para cada atividade-desafio.
· Mostrar à criança a importância de disciplinar-se para o tempo de estudo, de forma a torná-lo o mais proveitoso possível.
· É essencial que a leitura seja correta para que a criança compreenda o que está estudando. Assim, o exercício da leitura deve ser constante, metódico e cobrado.
· Não se pode esquecer de que a criança, além de estudar, precisa brincar, comer, dormir etc. Para todas estas atividades ela necessita de ajuda, de modo a dividir e planejar o seu dia, para que nada fique por fazer.
· A criança deve ter um horário (melhor durante o dia, pois as energias estão mais concentradas) e ambiente fixo para ser mais eficaz o desenvolvimento de hábito de estudo e não ter que sempre se readaptar, perdendo tempo e desvio de atenção. Deve estar sempre sentada com postura correta, em local bem iluminado, arejado, longe de sons e movimentos que possam interfirir na sua concentração.
· É melhor que, enquanto estuda, a criança não coma, pois é mais produtivo que as atividades sejam realizadas uma de cada vez.
· Fique atento às datas de provas. Leve-as em conta na hora de programar viagens e atividades familiares.

Lembre-se de que, a calma, o carinho e a firmeza são seus aliados na construção deste processo tão importante na caminhada acadêmica de seus filhos. Processo que com o tempo, irá se transformando em hábito, isto é, algo que faça parte da vida pessoal de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário