A prática da Psicopedagogia na escola fundamenta-se na importância de uma perspectiva contextualizada, onde o papel do psicopedagogo diz respeito, basicamente, ao estudo da realidade, possibilidades, habilidades e capacidades do aluno, trazendo-os para dentro da instituição, no sentido da melhor promoção do seu desenvolvimento. Neste sentido, a psicopedagogia pensa a singularidade dentro da pluralidade do coletivo.
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As questões de auto-estima, auto-imagem e auto-realização dentre outras continuam como questões básicas da prática da psicopedagogia, que serão desenvolvidas e trabalhadas junto aos alunos e pessoas comprometidas com a aprendizagem na instituição, em uma realidade concreta e objetiva. Esta prática valoriza a criatividade, permite o sonho, recupera a poesia. O conhecimento não exclui o sentimento, o desejo.
No Centro Educacional Tellus, a psicopedagogia está presente, dia a dia, e pretende uma prática aberta e abrangente, que não se fecha em técnicas objetivas e precisas. Faz parte do trabalho psicopedagógico a interdisciplinaridade (neurociência, psicologia, linguagem), a intersubjetividade, o diálogo. O aluno que apresenta alguma dificuldade em seu desenvolvimento cognitivo (e aqui explicando, cognitivo como as funções executivas do cérebro, como por exemplo, memória e pensamento), merece que a prática psicopedagógica esteja comprometida com sua formação como cidadão. É preciso trabalhar para que estes alunos estejam cada vez mais, e dentro de suas habilidades e capacidades, inseridos na sociedade.
Samanta Cunha de Farias
Psicopedagoga Clínica e Institucional
Psicóloga Clínica
Pedagoga
Diretora Pedagógica do Centro Educacional Tellus
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